Páginas

sábado, 1 de agosto de 2009



Frame do video : "EXTREMELY MAKE UP" de Teresa Melo - 2009


Este video exprime essencialmente a relação entre o ser e o querer ser, tal como a maquilhagem, que através de uma transformação física se sobrepõe à essencia física.

A personagem do video, demonstra a sua auto-afirmação e auto-determinação para com o seu próprio corpo, numa tentativa de se auto-manipular, auto-transformar.

Actualmente, numa sociedade pós-moderna, a aparência do corpo, parece assumir um dos factores mais importantes para se atingir a "felicidade", principalmente nas mulheres.

Diariamente e por todo o lado, somos "bombardeados" de publicidade sob formulas "mágicas" de rejuvenescimento, de transformações físicas que levam a alcançar um ideal de "beleza" culturalmente determinado e disciplinado pelos media.

dentro desta dimensão transformista e reformista do "objecto corporal", o corpo torna-se verdadeiramente um "objecto de consumo" , tal como faz referência o pensador Jean Baudrilhard no seu livro " a sociedade de consumo".

Mulheres submetem-se a sacrifícios e estados físicos dolorosos, tais como cirurgias estéticas, dietas excessivas, para moldarem o seu próprio corpo ...